MUNDO GRAVE

DESCRIÇÃO

OBJETIVO

Mundo Grave é um conjunto de atividades articuladas que integram ensino, pesquisa e performance do contrabaixo como programa de extensão da EMAC-UFG em colaboração com outras instituições de ensino e pesquisa. O programa é o único em seu gênero envolvendo crianças e adultos no Centro-Oeste do Brasil. Conta com instrumentos infantis (adquiridos com verba CAPES-Equipamentos) e apoio institucional. Sua localização em Goiânia vem cobrir uma lacuna de atendimento da comunidade no ensino de instrumentos de orquestra caros como o contrabaixo, o que encontra reflexos na pouca demanda de alunos para a graduação da UFG. Sendo o instrumento estranho às tradições locais, torna-se necessário que haja um programa de incentivo não só ao ensino e pesquisa direcionados ao instrumento, como também uma atividade específica de divulgação das várias possibilidades de aplicação do contrabaixo (música orquestral, MPB, Jazz e formações camerísticas). Mundo Grave reúne os projetos sobre o contrabaixo na UFG em um Programa com atividades inter-colaborativas.

O objetivo principal é promover conhecimento musical artístico, educacional e  científico de excelência através do contrabaixo. 

BREVE HISTÓRICO

Iniciativas da UFG, em parceria com a ABC - Associação Brasileira de Contrabaixistas foram o ponto de partida desde o V EINCO - Encontro Internacional de Contrabaixistas feito pela primeira vez em Goiânia (2000 e repetido em 2002, 2007, 2008, 2009, 2011 e 2014). O Projeto Fala Baixinho, dedicado a iniciação ao Contrabaixo começou em 2010 e continua oferecendo iniciação à música através do contrabaixo. As pesquisas sobre contrabaixo tiveram várias fases incluindo a atualização do Catálogo de Obras Brasileiras (vide i link acervo neste site) e vários estudos sobre preparação para a performance, que são oferecidas aos estudantes como fonte de conhecimento sobre o instrumento e sobre performance musical em geral.

© 2018 LPCM-UFG.